terça-feira, 23 de junho de 2009

Decisão do STF

Caros, amigos. Estou me solidariezando aos meus colegas de profissão, os jornalistas, à despeito da decisão do STF, que na última quarta-feira (17) por 8 votos a 1, decidiu que o diploma universitário é desnecessário para exercer a profissão de jornalista no Brasil. Votaram contra a exigência do diploma o relator Gilmar Mendes e os ministros Carmem Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso, Ellen Gracie e Celso de Mello. Marco Aurélio defendeu a necessidade de curso superior em jornalismo para o exercício da profissão. Os ministros Joaquim Barbosa e Carlos Alberto Menezes Direito não estavam presentes na sessão. Para o relator, danos a terceiros não são inerentes à profissão de jornalista e não poderiam ser evitados com um diploma. Mendes acrescentou que as notícias inverídicas são grave desvio da conduta e problemas éticos que não encontram solução na formação em curso superior do profissional. Mendes lembrou que o decreto-lei 972/69, que regulamenta a profissão, foi instituído no regime militar e tinha clara finalidade de afastar do jornalismo intelectuais contrários ao regime. Pois bem, e quem gastou parte de seu salário no mês para pagar uma mensalidade para faculdade, e as técnicas ensinadas em sala de aula pelos professores, utilizadas no dia-a-dia pelo profissional, não valem de nada. Do dia para noite tudo foi jogado no lixo, e o que vale é aptidão. Hipocresia, minha gente.
Acredito que o Superior Tribunal Federal, tenha outras coisas para fazer, do que ficar mexendo em algo que estava arquivado. Qual é a intenção disso tudo ? O que se esconde por trás dessa decisão ? Isso não me cheira bem. É aguardar os acontecimentos, e porquê não, se juntar aos colegas jornalistas nas ruas e pedir a revisão do caso. Estou com vocês e não abro. Os sindicatos já estão se mobilizando na Baixada, e em outras regiões do país para encontrarem meios para derrubarem essa decisão. Vamos nessa, pessoal. Não desanimem não, essa é uma batalha de todas as classes profissionais. Eu, como Publicitária, parabenizo-os e luto para ver liberdade de expressão, onde realmente tem que existir e digo SIM, AO DIPLOMA UNIVERSITÁRIO PARA PROFISSIONAIS DE JORNALISMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltem sempre!